terça-feira, 7 de outubro de 2008

*Livro Lolita*

"Lolita"


Resumo - Humbert Humbert, um professor de nacionalidade inglesa, é vítima de um profundo amor por ninfitas, ou seja, meninas adolescentes de aspecto docíl e atrevido. Esta obcessão começou na sua própria adolescência quando perdeu trágicamente o amor da sua vida, Anabelle. Anos mais tarde, já na casa dos 40, viaja para a América e fica hospedado na casa de viúva Charlotte Haze, mãe de Dolores Haze de apenas 12. Humbert logo desenvolve uma profunda paixão pela criança que resulta numa tórrida aventura entre os dois com um trágico final.

Porque resolvi ler - Tudo começou por pequenos clips do youtube com o filme de 1997 que chamaram á atenção. Depois, começei a ler os comentários e muitas pessoas aconcelhavam a ler o livro antes de ver o filme por isso foi o que fiz.

O que achei - O livro foi escrito pelo russo Vladimir Nabokov durante os anos 50 (saíu em 1955) e de facto tenho que admitir que a linguagem é por vezes um pouco complicada. O livro é narrado pelo personagem principal e muitas vezes somos levados dentro da sua mente perturbada e bizarra o que o torna um livro forte. Acima de tudo devo dizer que adorei o livro, é uma história fascinante que, na minha opinião, fala essencialmente de amor. Além disso passa-se na época de 50 uma das minhas épocas favoritas. É muito interessante, tem passagens de romance, de drama, de sexo e também de comédia. É uma leitura que aconcelho apenas a quem gostar realmente de ler e a quem tenha uma mente aberta para poder compreender a essência da história, pois de outro modo pode ser visto como um livro perturbador.

Filme - Este livro tem, até á data, duas grande adaptações ao cinema uma de 1962 e outra de 1997.
Vou falar da única que vi que foi a de 1997 com o actor Jeremy Irons e a actriz Dominique Swain.
Honestamente gostei muito do filme e acho que dá uma visão geral da história embora estejam em falta diversos promenores. Os actores têm um desempenho nota dez em especial a pequena Lolita, que na altura era mesmo menor de idade. Existem várias críticas em relação a este filme mas eu gostei imenso. =)



***Melody***

1 comentários:

Anónimo disse...

Ta muito convincente :) se ainda nao me tivesses mostrado o filme ficaria muito curioso por ler o livro :)
Adorei o filme, especialmente a parte em que a pekena Lolita tira o aparelho XD
Continua com optimo trabalho...isto é serviço publico ;)

 
template by suckmylolly.com